O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é uma licença emitida pelo corpo de bombeiros que atesta legalmente que a edificação está segura.
O AVCB é obrigatório para edificações que possuam área construída que ultrapasse os 750m² e concentração de público superior a 250 pessoas. Além disso, em situações onde a edificação tenha mais de 12 metros de altura ou mais que 3 andares, a emissão do AVCB também se faz necessária.
O AVCB nas empresas é uma das exigências que todo empresário deve seguir. Não é para menos. No passado, as lojas, fábricas, escritórios, clínicas e condomínios não se preocupavam com as normas de segurança. Sendo assim, os casos de grandes incêndios, que levaram muitas vidas e causaram enormes danos financeiros, mostraram que era necessário mudar.
E a mudança veio com o AVCB, que é a sigla de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. A regulamentação foi constituída em 1983 após a tragédia provocada em incêndios nas décadas anteriores, como o famoso incêndio do Edifício Joelma, em São Paulo, que matou 187 pessoas e deixou 300 feridos no ano de 1974.
Sendo assim, confira agora alguns dos benefícios da regularização do AVCB nas empresas.
O empresário já precisa pagar muitas taxas e passar por várias etapas burocráticas para manter-se em atividade. Por isso, muitos empreendedores veem o AVCB nas empresas como algo negativo. Mas enganam-se, já que o atendimento das normas de prevenção a incêndios são uma segurança para ele, seus funcionários, clientes e fornecedores que visitam o espaço.
Um incêndio pode acontecer quando menos se espera. Infelizmente, os casos são mais frequentes do que se imagina. Basta fazer uma busca no Google para ver casos de barracão, lojas, lanchonetes e até escolas que pegaram fogo. Mas com o prédio equipado com os equipamentos contra incêndio, os riscos são reduzidos. É possível esvaziar o local com mais precisão e poupar muitas vidas. E isso não tem preço.
Quando todos os elementos causadores do fogo estão presentes, a propagação é muito rápida, em questão de segundos. Entretanto, com os equipamentos obrigatórios, como extintores e mangueiras, consegue-se uma barreira que dificulta a propagação das chamas e, além disso, a extinção do fogo. É claro que a presença do Corpo de Bombeiros é necessária, mas com a equipe treinada para utilizar os equipamentos de prevenção e combate a incêndio, os danos maiores serão evitados.
Diante de um incêndio, o livre acesso do Corpo de Bombeiros é fundamental no combate às chamas. Portanto, o AVCB nas empresas favorece o trabalho dos bombeiros, que irão encontrar locais desobstruídos e mangueiras disponíveis para agirem o mais rápido possível e, assim, evitarem que o fogo se espalhe para os imóveis vizinhos.
De acordo com o Decreto Estadual 63.911/2018, o responsável pelo estabelecimento pode ser multado em até R$ 265 mil se o estabelecimento não estiver dentro das normas e, portanto, sem AVCB. Já imaginou o furo que esse valor representaria no seu caixa?
Para evitar situações como essa é que o AVCB nas empresas acaba sendo mais vantajoso do que simplesmente ignorá-lo. E lembre-se que, após obter o documento, não significa que você poderá ficar tranquilo e não renovar nunca mais a licença. Na verdade, ele precisa ser renovado a cada 1 a 5 anos, dependendo da finalidade da edificação.
Importante lembrar que o AVCB não deve ser encarado como um vilão um inimigo ou custo sem benefícios, mas sim como um aliado na Segurança Contra Incêndios.
Nesse sentido, dê preferência a Segurança Contra Incêndio.