Um projeto SPDA (Sistema de Proteção Descargas Atmosféricas) envolve ações realizadas para a proteção de residências, condomínios, indústrias, escolas e outros estabelecimentos, contra a incidência de descargas atmosféricas. Ao considerar a ocorrência de mais de 100 mil raios por ano no Brasil, a contratação de um projeto SPDA é fundamental para a segurança de bens e pessoas.
Além de importante, o projeto SPDA é uma exigência para obter ou renovar o auto de vistoria do corpo de bombeiros. Assim, é fundamental considerar alguns aspectos antes de contratar este projeto com uma empresa especializada.
O projeto SPDA minimiza os impactos das descargas atmosféricas nas edificações, e seu desenvolvimento necessita seguir a algumas normas vigentes, como a NBR 5419 da ABNT e a NR10 no Ministério do Trabalho. Ao contratar uma empresa especializada, é necessário certificar-se de que está devidamente regulamentada.
As etapas do projeto SPDA consistem na visita do técnico responsável, que faz uma avaliação inicial do risco da edificação, define a área total de exposição e o melhor método para proteger este local.
Os métodos existentes são:
A escolha de uma empresa especializada garantirá ao cliente a escolha do método mais eficaz, de modo a reduzir os impactos das descargas atmosféricas, evitar riscos de danos aos aparelhos e equipamentos elétricos, além de atender às normas vigentes.
A Oliveira & Santana está preparada para desenvolver projetos com alta tecnologia e, através de uma equipe altamente treinada, oferecer serviços seguros e eficientes para os clientes em todo território nacional. São mais de dez mil clientes atendidos, respeito a todas as normas de segurança, qualidade em todos os projetos desenvolvidos, além de excelentes preços e condições de pagamento.
Quando se trata de atividades que envolvem eletricidade, é muito importante que as empresas saibam os protocolos de segurança, para evitar riscos como explosões e outros acidentes graves. Por isso, foi criada a Norma Regulamentadora 10, que dispõe sobre a segurança em instalações e serviços em eletricidade.
A NR 10 se aplica nas fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, e tem como principal objetivo definir as boas práticas dos serviços que envolvem eletricidade, para garantir a segurança e integridade física dos trabalhadores que atuam nessa área, seja de forma direta ou indireta.
Como você pode perceber, a NR 10 é de suma importância para tornar os ambientes de trabalho que envolvam risco elétrico mais seguros, evitando assim acidentes e óbitos de profissionais que prestam serviço nessa área.
As empresas são obrigadas a fornecer equipamentos e dispositivos de proteção, cursos de capacitação, além de manter os esquemas unifilares (desenhos técnicos que representam o sistema elétrico da empresa) atualizados.
Além disso, as empresas com carga instalada superior a 75 kW também precisam ter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo informações pertinentes às instalações elétricas do local, como inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas
atmosféricas e aterramentos elétricos, resultados dos testes de isolação elétrica, relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, etc.
De forma resumida, a NR 10 traz as diretrizes sobre as etapas de geração, distribuição, transmissão e consumo de eletricidade. Além disso, também trata os cuidados que devem ser tomados nas fases de um projeto de instalação, construção, montagem, operação e manutenção das instalações elétricas.
Os principais pontos que podemos encontrar na NR 10, são:
Qualquer empresa que tenha algum processo/serviço próximo à rede elétrica, é obrigada a cumprir a NR 10. Além de fornecer manuais e documentos sobre o sistema de segurança elétrica da empresa, é necessário que os trabalhadores tenham acesso a Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e treinamentos capacitantes.
É interessante buscar uma empresa especializada em gerenciamento de riscos de explosões para analisar o grau de segurança das instalações elétricas, e assim, desenvolver medidas de prevenção.
A NR 10, assim como outras normas regulamentadoras, é muito importante para garantir a segurança e saúde do trabalhador. Nesse caso, refere-se a integridade dos funcionários que lidam com eletricidade, seja de forma direta ou indireta.
Seu cumprimento é obrigatório por lei, e as empresas precisam manter os desenhos técnicos que representam o sistema elétrico da empresa atualizados, além de fornecer equipamentos e dispositivos de proteção, e treinamentos de capacitação para os trabalhadores.